De volta para o futuro?  Carros voadores terão primeiro protótipo este ano

Montagem do veículo eVTOL terá produção no interior de São Paulo até o fim de 2024

Talvez um presságio sobre o que viria, no filme “De Volta para o Futuro” o DeLorean de Marty Mcfly, interpretado pelo ator Michael J. Fox, aflorou a imaginação de muitas pessoas nos anos 80 e 90, ao ver um carro que, além de voar, podia atravessar a barreira do tempo. O DeLorean tinha diversos apetrechos tecnológicos e um incrível motor movido a energia nuclear que desenvolvia espetaculares “1,21 gigawatts de eletricidade.

Voltando aqui para 2024, o primeiro protótipo de eVTOL (abreviação em inglês de Electric Vertical Take-Off and Landing, veículo elétrico que decola e pousa na vertical), será produzido em tamanho real até o fim deste ano. A montagem do “carro voador” será realizada em Taubaté, no interior de São Paulo.

Coincidentemente, o veículo é 100% elétrico e possui autonomia de 100 quilômetros. A princípio, tem capacidade para quatro passageiros, e possui oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião, garantindo alto desempenho e segurança.

Mais uma vantagem do eVTOL é que ele conta com zero emissão de CO2, e até 90% menos ruído do que um helicóptero. Além disso, tem baixo custo de manutenção e atende a 99% dos trajetos intraurbanos das grandes metrópoles, que podem ser reduzidos de mais de uma hora para 15 a 20 minutos, dependendo do trecho percorrido.

Os carros voadores podem decolar de vertiportos. Helipontos existentes podem ser adaptados e equipados com estações de carregamento para comportar as operações.

Quando teremos esta maravilha aqui no Brasil?

Ainda em fase de testes, de acordo com o cronograma previsto da Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), os primeiros exemplares devem ser disponibilizados em 2026.

Imagens: Divulgação da internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *