Itaguaí e Mangaratiba recebem a Mostra de Natal do projeto Ativação Cultural
O evento conta com apresentações musicais, oficinas gratuitas, espetáculo circense e outras atividades gratuitas
Para encerrar o ano com chave de ouro, o projeto Ativação Cultural, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove a Mostra de Natal com programação gratuita em dois dias, sendo na sexta-feira (15), em frente à Paróquia Nossa Senhora da Guia, no centro de Mangaratiba, e no sábado (16), no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí. Os eventos começam às 17h.
Os dois dias de evento contam com as apresentações da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e o Coro Juvenil do Rio de Janeiro, além de oficinas de Maquiagem Artística e Cabelo Maluco. A programação ainda inclui Contação de Histórias, que vai falar mais sobre a região de Mangaratiba e suas origens, e a apresentação circense do grupo Turma Em Cena, com o Palhaço Didi Doçura Demais (Adriano Didi) e o Palhaço Gorori (Rafael Otoni).
A Mostra de Natal em Mangaratiba também terá a participação especial do grupo Gigantes de Mangaratiba, que faz apresentações animadas em cima de perna de pau. “Somos o primeiro Coletivo de Pernaltas de Mangaratiba e da Costa Verde, que visa a valorização da cultura popular junto com a comunidade caiçara da região, promovendo o canto, dança e lendas das tradições ancestrais dos povos originários, afrodescendentes, ciganos, e outros que contribuíram na identidade do território, por meio de cortejos e apresentações artísticas e circenses na região”, disse Anderson Amendola, integrante do grupo.
Já o evento que vai acontecer no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí, terá a participação especial da cantora Thalita Pertuzatti, conhecida como a Whitney Houston brasileira, e do Coral da Terceira Idade de Seropédica e coral formado pelos alunos das escolas municipais que receberam o eixo Música do nosso projeto durante este ano: Padre Rafael Scarfó, Prefeito Abeilard Goulart de Souza e Maria Guilhermina de Souza Freire.
Sobre o Projeto Ativação Cultural Itaguaí
Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, desde 2018, o projeto Ativação Cultural Itaguaí já beneficiou mais de 15 mil alunos de escolas públicas do município e ofereceu mais de 1.002 horas de oficinas gratuitas, buscando o resgate e a valorização da cultura itaguaiense. Ao todo, 26.417 pessoas foram impactadas diretamente pelo projeto, com 15.870 crianças mobilizadas dentro de 48 escolas municipais. O projeto também mobilizou 850 artistas profissionais e amadores participantes, com 1.100 contratações de prestadores de serviço e fornecedores, sendo 70% da cidade de Itaguaí. No primeiro ano, o tema do projeto foi a comemoração do bicentenário da cidade, contando a história através de diversas atividades culturais em praças e escolas municipais de Itaguaí. Em 2019, foi a vez de reforçar o elo com os artistas locais e, assim, foi iniciado o trabalho dentro de nove escolas públicas do município com oficinas de várias linguagens artísticas, como circo, música, teatro, cinema, entre outros. Já em 2020, o objetivo foi aprofundar ainda mais o trabalho, tendo como público-alvo crianças e jovens, mas com um novo formato, já que se iniciou a pandemia de Covid-19, realizando lives com debates e apresentações culturais. E em 2021, sob o desafio do segundo ano de pandemia, a proposta do projeto foi trabalhar conteúdos culturais de forma mais aprofundada junto aos alunos e professores da rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), com aulas online dentro do horário escolar. No ano de 2022, o projeto voltou com as aulas e atividades presenciais nas escolas e praças de Itaguaí.