Ilha da Marambaia: Cultura e celebração pelo dia da Consciência Negra
A chuva que caiu na última segunda-feira (20), feriado estadual (sim, apesar da data constar no calendário oficial, o feriado é regulamentado apenas em 6 Estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo) pelo dia da Consciência Negra, não desanimou os presentes na paradisíaca ilha da Marambaia, que puderam aproveitar o dia com movimentos culturais e uma deliciosa feijoada.
Sob a organização da Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar), o evento teve a participação de outras instituições quilombolas parceiras.
O homenageado, Zumbi dos Palmares, foi celebrado em diversas apresentações de peças teatrais, danças típicas e música, nas instalações da sede Arqimar, que comemora a passagem da 2ª década de existência.
O evento destaca sempre a importância da preservação das memórias de nossa ancestralidade, as raízes dos descendentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos e sua importância para a construção na história do Brasil.
Estiveram presentes integrantes de comunidades quilombolas, artistas e representantes de instituições públicas.
Este evento acontece todos os anos para celebrar e manter viva a cultura quilombola.
Fotos: Gustavo Pedro