Academia Itaguaiense de Letras celebra um ano de fundação com emoção e homenagens
Evento também comemorou o aniversário do presidente Pedro Lodi e destacou a importância dos patronos
O último sábado (23/08) foi de emoção e celebração para a cultura de Itaguaí. A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) reuniu seus confrades e confreiras na plenária da Instituição, no Centro da cidade, para comemorar o primeiro ano de fundação da entidade, que vem se consolidando como espaço de valorização da literatura, da memória e da identidade local.
O encontro foi marcado por momentos de profundo simbolismo. Além da data especial para a Academia, os acadêmicos também celebraram o aniversário do presidente, Pedro Lodi, que fez um discurso emocionante ao apresentar seu patrono, Thomaz Lodi, escritor católico que deixou uma obra preciosa, na qual expressa seu amor profundo ao Brasil e a Deus.
Patronos que inspiram
Durante a solenidade, todos os acadêmicos tiveram a oportunidade de apresentar seus patronos. Cada relato trouxe à tona histórias, memórias e sentimentos que emocionaram a todos os presentes, reforçando o vínculo entre o passado literário e a missão da Academia no presente.
Cultura, união e confraternização
O evento foi um retrato vivo da força da literatura como ferramenta de transformação e união. A cada palavra, ficou claro o compromisso dos acadêmicos em manter viva a chama da cultura itaguaiense.
Para encerrar a tarde festiva, os presentes participaram de um coffee break, momento de descontração e confraternização que celebrou, de forma calorosa, não apenas o aniversário da Academia, mas também o encontro entre amigos unidos pelo amor à escrita e à cultura.