Ginga Tropical desembarca na Colômbia para participar do Carnaval de la Cosecha

Após encantar o Benin, companhia cultural fundada por Rose Oliveira vai levar intercâmbio cultural ao país ao evento que acontece na cidade de Pereira no dia 16 de agosto

Reconhecida pelo papel relevante na promoção da cultura brasileira por meio de seus espetáculos, a Companhia Cultural Ginga Tropical embarca na madrugada desta quinta (14/08), para a Colômbia a fim de participar de uma das mais importantes celebrações do país, o Carnaval de la Cosecha, que acontece no dia 16 deste mês.

Integrante do projeto Reviver Centro, uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro para ocupar imóveis obsoletos na região central da cidade, a companhia fundada por Rose Oliveira, levará parte do elenco do espetáculo que há 12 anos encanta turistas nacionais e internacionais, para uma apresentação única em um desfile inspirado no carnaval carioca. No elenco, nomes como Thai Rodrigues, rainha do Ginga e  do Carnaval 2022, Joana Falcão, segunda porta-bandeira da Unidos de Padre Miguel, o cantor Allan Ylê, o muso  Renan Santiago, as musas Vicky Campos da Portela, e Letícia Guimarães, da União da Ilha mostrarão um pouco da magia da maior festa popular a céu aberto do mundo.

Realizada há 126 anos, a festividade acontece como gratidão pelas colheitas da agricultura, no entanto, o Carnaval de la Cosecha teve sua estreia em 2024. A apresentação do Ginga, será possível graças a um convite da Secretaria de Cultura da província de quase 500 mil habitantes localizada às margens do rio Otún. Pereira é a maior e mais desenvolvida cidade do eixo cafeeiro, importante rota turística colombiana, e vem se firmando um ponto primordial para o turismo do país.

Dirigida por Eloá Oliveira e produzida por Rômulo Soul, a apresentação do grupo é bastante esperada pelos colombianos, o que aumenta ainda mais a responsabilidade. O Ginga, que já se apresentou em países como a China, Emirados Árabes e, recentemente esteve no Benin, pretende marcar a memória dos colombianos.

“O grande diferencial do Ginga é moldar suas apresentações respeitando sempre a essência da cultura local. Somos um país muito diverso e entendemos que toda essa riqueza pode ser mostrada em diferentes vertentes. Queremos levar uma amostra do Carnaval, seus principais expoentes, para abrilhantar ainda mais essa celebração tão tradicional. Estamos muito gratos ao governo de Pereira por confiarem em nosso trabalho”, comenta Eloá Oliveira.

Fotos do palco: Pino Gomes 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *