“Família Acolhedora” abre novas inscrições em Itaguaí

Serviço da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí promove proteção e acolhimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal ou social

O Família Acolhedora, serviço da Secretaria de Assistência Social de Itaguaí, abre inscrições para novas famílias que desejam acolher temporariamente crianças e adolescentes do município. O objetivo é garantir que crianças e adolescentes que precisaram de afastamento dos seus núcleos de origem por situações de risco pessoal ou social tenham o direito a crescer e a se desenvolver em uma família acolhedora para preservar seu direito à convivência familiar e comunitária.

Thaís Gomes, coordenadora do serviço, destaca a importância das novas adesões: “A entrada de novas famílias fortalece nossa rede de proteção e garante que cada criança ou adolescente do município de Itaguaí que precise da medida protetiva encontre um ambiente seguro e acolhedor”.

As famílias acolhedoras passam por um processo de seleção e habilitação antes de receberem a criança ou adolescente, a fim de garantir que estejam preparadas para oferecer um ambiente seguro, afetuoso e protetivo.

Além do suporte técnico, com psicólogo e assistente social, o governo oferece uma ajuda de custo para auxiliar nas despesas.

Processo de habilitação

As famílias interessadas devem atender a critérios específicos. Os responsáveis precisam ter entre 25 e 65 anos, e todos os membros da casa devem concordar com a decisão. Além disso, o grupo familiar não pode estar cadastrado para adoção, pois o amparo é temporário e não definitivo. Outro requisito fundamental é residir no município de Itaguaí.

A habilitação começa com uma avaliação na qual a equipe técnica explica os objetivos do serviço e esclarece critérios.

Na fase de seleção, a equipe realiza entrevistas individuais ou coletivas e visita a residência da família. O objetivo é conhecer a rotina familiar, avaliar as condições do lar e compreender a dinâmica do território onde a família vive. Após essa etapa, a família deve apresentar documentos exigidos, que incluem atestados de saúde mental e física dos responsáveis.

Com a documentação aprovada, a família participa de uma formação que consiste em cinco encontros, nos quais se aborda o funcionamento do serviço, as regulamentações vigentes e as orientações técnicas.

Durante o período de acolhimento, a criança ou adolescente permanece sob a guarda da família temporária até que as autoridades definam o encaminhamento definitivo, seja para o retorno à família de origem ou para a adoção.

Para os interessados em mais informações, entrar em contato pelo telefone (21) 3782-9004 – Ramal 2523, pelo WhatsApp (21) 96820-0347 ou visitar a Secretaria de Assistência Social. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Prefeitura faz ação social no Parque Municipal no próximo sábado (22/03)

Defensoria Pública, questões do Bolsa Família, documentação e saúde estão entre os serviços gratuitos para a população

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, disponibiliza no próximo sábado (22), das 9h ao meio-dia, no Parque Municipal, mais uma Ação Social da Cidadania. São vários serviços gratuitos à disposição dos cidadãos: Defensoria Pública, Ministério Público, Cadastro Único, isenção de documentos, corte de cabelo, medição de pressão e glicose, dentre outros.

Será um dia dedicado ao bem-estar e ao acesso a direitos, com atendimentos essenciais para todos.

SERVIÇO

Ação Social da Cidadania

Data: 22 de março de 2025

Horário: 9h ao meio-dia

Local: Parque Municipal

Realização: Prefeitura Municipal de Itaguaí | Assistência Social

Secretaria de Agricultura de Itaguaí participa do Super Rio Expofood

Estande vai oferecer degustação e produtos da banana produzida no município nos dias 18, 19 e 20 de março no RioCentro

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, participa de um dos maiores eventos sobre alimentação do país: o SRE Trade Show – Super Rio Expofood, que está na sua 35ª edição. A Secretaria terá um estande na área Agrobusiness, que conecta empresários do agronegócio, pequenos produtores e iniciativas públicas e privadas. O local servirá para exibição de subprodutos da banana e degustação da fruta que, em Itaguaí, alcança excelência nacional, e também para demonstração de projetos da Secretaria.

O SRE Trade Show acontece no RioCentro (Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra Olímpica) nos dias 18, 19 e 20 de março, das 14h às 22h. O estande da Secretaria fica no Pavilhão 3.

Em Itaguaí, a banana tem doçura singular, resultado das especificidades das condições climáticas e do solo da região. Estudos da UFSC e da Pesagro-Rio indicam que a fruta produzida na cidade possui índices de Brix (medida que indica a quantidade de sólidos solúveis em uma solução aquosa) e níveis de potássio superiores à média nacional.

DIVULGAÇÃO EM GRANDE EVENTO

A divulgação da excelência da banana itaguaiense vai acontecer em um evento idealizado para que marcas e empresas possam apresentar seus produtos e serviços a um público altamente qualificado. É um ambiente perfeito para fechar novos negócios e parcerias vantajosas.

Além disso, o setor varejista de supermercados, food service, hotéis e nutricionistas do Brasil encontrarão, em um só lugar, reflexões e cases, com exemplos práticos sobre as transformações do mercado, além de muito networking, novidades e negócios. A programação será extensa, e em 2025 o tema é “Além do essencial”.

O SRE Trade Show – Super Rio Expofood tem a organização da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e da Base Eventos. O evento agora faz parte do Calendário Oficial da Cidade em 2023 e já se consolidou como o que tem a maior área de exposição de negócios do setor supermercadista.

Na edição anterior, a SRE recebeu 68 mil visitantes, mil supermercadistas de 16 países, 500 marcas expositoras e gerou R$ 4,2 bilhões em negócios. A edição deste ano promete ser ainda mais grandiosa, com expectativa de bater os R$ 6 bilhões.

Será uma ótima oportunidade para Itaguaí conseguir projeção pelos méritos da sua agricultura.

Alexandre Damascena lança livro “Casas | A Última Estação” com leitura dramatizada em Itaguaí


Dramaturgo apresenta obra inspirada no projeto Teatro Território, que levou o teatro para dentro das casas da periferia do Rio

No próximo dia 20 de março, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, recebe o dramaturgo Alexandre Damascena para o lançamento de seu novo livro, “Casas | A Última Estação”. O evento ocorrerá no Shopping Pátio Mix, localizado na Rodovia Rio-Santos, em Itaguaí, a partir das 18h.

A obra nasce do projeto Teatro Território, que propõe uma experiência teatral inovadora ao transformar casas de moradores da periferia do Rio de Janeiro em palcos vivos. “Casas | A Última Estação” apresenta a jornada de Beto e Marinha, trazendo cenas do cotidiano e narrativas marcadas pela rotina dos trens. A proposta do livro é mostrar como o teatro pode servir como uma voz potente dentro da comunidade.

Antes do lançamento, os participantes do evento poderão assistir a uma leitura dramatizada da peça “A Última Estação”. A interpretação ficará por conta do próprio Alexandre Damascena, acompanhado da atriz Cimara Mattos.

Doutor em Literatura Brasileira, Alexandre Damascena é dramaturgo, ator e criador da Cia do Invisível, companhia teatral que leva o teatro para diferentes territórios e é reconhecida pelo trabalho com literatura e dramaturgia social.

A entrada para o evento é gratuita, e os interessados terão a oportunidade de adquirir exemplares do livro autografados pelo autor.

Sarau leva literatura e música à Casa de Cultura em Itaguaí

Evento acontece na próxima sexta (21) e conta com bate-papo literário, recital e apresentação musical

A Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, em Itaguaí, recebe na próxima sexta-feira (21), a partir das 19h, mais uma edição do “Sarau da Casa”, que reúne literatura, música e recital. Nesta edição, a escritora Aline Lourenço participa de um bate-papo literário e compartilha suas experiências e inspirações no universo da escrita.

O evento conta também com a apresentação musical de Natã Rangel, com sua voz e violão, que cria um ambiente mais agradável.

O Sarau é um espaço de troca entre artistas e apreciadores da arte, reúne talentos e proporciona um ambiente acolhedor. A iniciativa oferece a oportunidade para quem deseja se inspirar, descobrir novas referências ou aproveitar uma noite culturalmente enriquecedora.

A entrada é gratuita.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Cultura pelo telefone (21) 3782-9000 – Ramal 3102 ou pelo Instagram @cultura.itaguai.

SERVIÇO

Sarau da Casa

Data: 21 de março

Horário: 19h

Local: Casa de Cultura Marise Moreira de Brito