Fim de semana com programação natalina em Itaguaí

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde oferece programação com lançamento de livro, oficinas e Cantata de Natal

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde prepara uma série de eventos gratuitos para encerrar 2024 em grande estilo. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a programação acontece no Shopping Pátio Mix, em Itaguaí, nos dias 20, 21 e 22 de dezembro. As atividades são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

A programação começa na sexta-feira (20), às 19h, com o lançamento do livro “Veredas de Mar e Poesia”, do poeta, músico e médico pediatra Daniel Genovez. A obra é uma coletânea de poesias que combina textos livres e versos reflexivos, provocando o leitor a questionar sua existência e representação no mundo.

No sábado (21), às 17h, estão programadas duas oficinas de artesanato: “Enfeites e Presentes Natalinos” e “Porta Celular em Jeans com Bordado Sashiko”, ideais para quem deseja explorar a criatividade em clima natalino. No mesmo dia, às 19h, uma emocionada Cantata de Natal promete envolver o público no espírito das festas.

A programação se encerra no domingo (22), às 17h, com atividades voltadas para diferentes interesses. A Oficina de Dança de Salão, conduzida pelo professor Juarez Rodrigues, promete ensinar passos e ritmos variados. Para quem prefere experiências estéticas e culturais, a Oficina de Trança, com o Instituto Linnos, será uma oportunidade de aprendizado e descontração.

O Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde também está com a exposição da Árvore de Natal Literária, feita de livros doados. Quem passar pelo local, pode deixar um livro e pegar outro.

Todas as atividades ocorrerão no Shopping Pátio Mix, localizado na Rodovia Rio-Santos, s/nº, em Itaguaí. A iniciativa reforça o compromisso do Centro de Memória em valorizar as manifestações culturais e promover o acesso à arte e à cultura para toda a comunidade.

Esquenta réveillon no Galpão do Samba: Uma despedida épica para 2024!

Três grandes shows com Nosso Sentimento, 22 Minutos e Dgê agitam o palco 360 

No dia 28 de dezembro, a partir das 21h, o Galpão do Samba (Itaguaí) se prepara para receber um evento imperdível que promete aquecer as celebrações de final de ano. Com a proposta de proporcionar uma despedida em grande estilo do ano que se vai, o espaço será palco de três shows completos que vão agitar a noite: Nosso Sentimento, 22 Minutos e Dgê.

A festa começará com toda a vibe e animação dos DJS Bruno e Batata Sartore, que prometem esquentar o público antes e nos intervalos dos grandes shows. A energia contagiante do samba e a alegria da virada estarão presentes em cada momento dessa celebração.

🎉 VOCÊ NÃO PODE PERDER ESSE ESQUENTA PARA O RÉVEILLON! 🎉

Os ingressos já estão à venda, e é hora de garantir seu lugar nessa despedida épica de 2024. Para aqueles que desejam um pouco mais de conforto, camarotes estão disponíveis, oferecendo uma experiência ainda mais especial para curtir com amigos e família.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: (21) 99219-4646. Ingressos à venda no primeiro lote a partir de R$ 10, e pode ser adquirido na internet, através do link https://www.sympla.com.br/evento/bye-bye-2024/2770901 ou venda física, na Over Black e também na Falcão Fliperama (ambas no centro de Itaguaí). Venha se preparar para uma festa antes da virada repleta de música, energia e diversão. O Galpão do Samba espera por você!

O Galpão do Samba fica na Rua Oscar Medeiros, 41 – Jardim América – Itaguaí. 

Seropédica promoveu corrida para destacar a importancia do combate à violência contra a mulher

O evento que reuniu uma multidão de participantes foi realizado no último domingo (2) pela prefeitura da cidade, através da secretaria de Assistência Social

Já na quarta edição, a corrida que levanta a bandeira de combate à violência contra a mulher já se tornou um marco desta gestão em Seropédica.

Feliz com o resultado positivo do evento, a secretária de Assistência Social, Vandréa Furquim, agradeceu em suas redes:

Gostaria de expressar minha imensa gratidão a todos que participaram da quarta edição da Corrida e Caminhada contra a Violência à Mulher. Graças a Deus, tudo ocorreu como planejado, em um evento marcado pela alegria contagiante de cada rosto presente.

—Agradeço, de coração, pelas doações de fraldas geriátricas, que serão destinadas a quem realmente precisa, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Um agradecimento especial aos parceiros que acreditaram e apoiaram essa iniciativa. Com fé em Deus, no próximo ano estaremos juntos novamente, em mais uma corrida em prol dessa causa tão importante. Vamos continuar nessa luta por um mundo mais justo e seguro para todas as mulheres! Concluiu.

Fotos: Divulgação

YAGO OPROPRIO CONFIRMADO NO QUEREMOS! FESTIVAL 2025

Uma das maiores revelações da música brasileira em 2024, Yago toca na mesma noite que Liniker, dia 12 de abril, na Marina da Glória

Um dos mais fortes expoentes do rap brasileiro, Yago Oproprio está confirmado no lineup do Queremos! Festival 2025, dia 12 de abril, na Marina da Glória, em noite que já tem Liniker como uma das atrações. Os ingressos estão à venda pela Ticketmaster. A escalação de Yago Oproprio e Liniker, dois dos artistas de maior destaque de 2024, comprova que o festival está comprometido em trazer o que há de mais relevante e inovador na cena musical.

Paulistano, nascido e criado na Cohab II, Zona Leste de São Paulo, Yago Oproprio soma mais de 500 mil seguidores em sua conta de Instagram e quase 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Em seu primeiro álbum, “OPROPRIO“, lançado pela Som Livre em maio de 2024, o artista consolida o estilo mais melódico e fortemente calcado no no boom bap. Por este trabalho, Yago foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa e teve quatro nomeações no Prêmio Multishow. 

“A raiz do meu trabalho está no boom bap, minha formação se deu através dele. Mas diferente do que era feito décadas atrás, busco trazer, a partir da minha ótica, situações corriqueiras do cotidiano, comum a todos, para gerar identificação com aquilo que canto, escrevo e que vivo. Eu uso a poesia e a melodia como artifícios para se chegar a um lugar novo dentro de uma vertente tão histórica”, afirma Yago, que tem como algumas referências musicais Chico Buarque, Jorge Ben Jor e Cássia Eller.

Um dos eventos de música mais importantes do Rio de Janeiro, o Queremos! vai realizar mais shows na edição de 2025 de seu festival, quando completa 15 anos. Serão 14 artistas, durante quatro dias, distribuídos por quatro palcos consagrados da cidade – um deles, a Marina da Glória, onde Liniker vai fazer, na íntegra, o show da turnê do seu mais recente álbum, o aclamado “Caju” (que teve 11 nomeações ao Prêmio Multishow e foi vencedora em quatro categorias), na mesma noite em que Yago Oproprio se apresenta. Uma terceira atração, que será anunciada em breve, completa a data.

“Em tempo de tantas opções, nós escolhemos a música e estamos preparando um novo formato para celebrar os 15 anos de trajetória do Queremos!”, antecipa Pedro Seiler que, junto com Felipe Continentino, é diretor do Queremos!. “Em 2025, vamos expandir os horizontes, com mais palcos, mais datas – e, portanto, mais ocupação do Rio de Janeiro. Tudo isso sem perder a essência que conquistou o coração dos cariocas!”, completa Felipe.

SERVIÇO

QUEREMOS! FESTIVAL 2025 NA MARINA DA GLÓRIA

Data: 12/04/2025 (sábado)

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Glória – Rio de Janeiro

Horário: a partir das 17h

Classificação etária: 18 anos

Vendas online: https://www.ticketmaster.com.br/event/liniker-queremos-festival 

Tributo a Elton John com lotação esgotada no Carioca Pub

Casa de eventos em Itaguaí recebeu show inédito com Little John para uma noite de músicas que marcaram época

Uma mistura de bom gosto e muito agito tomou conta do Carioca Pub (Itaguaí) na noite de sábado (30). Empresários e convidados puderam curtir os grandes sucessos do cantor e compositor britânico na voz do artista cover Little John.

O evento, realizado em parceria entre a direção da casa e a produção da festa De Volta ao Passado, contou com renomados Djs para brindar a noite com grandes clássicos que foram sucesso nos anos 80, 90 e 2000.

Os comentários nas redes são muito positivos, sobrando elogios. O público já aguarda, ansiosamente pelo próximo.

Fotos gentilmente enviadas pelo produtor da festa De volta ao Passado, Carlos Passos.

Natal Literário celebra cultura e diversidade em Itaguaí

Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o evento reúne música, literatura e tradição no Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde

Nesta quinta-feira (5), o Centro de Memória dos Povos Originários e Tradicionais da Costa Verde será palco do Natal Literário, um evento que celebra a riqueza cultural por meio da música e da literatura. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e reúne diversas atividades abertas ao público, a partir das 16h, no Shopping PátioMix, em Itaguaí.

Entre os destaques, está a apresentação da Orquestra Jovem de Itaguaí, que promete encantar os presentes com um repertório especial. O evento também inclui uma exposição de livros de autores negros, valorizando a produção literária afro-brasileira. Estão confirmadas as obras dos escritores Silvania de Oliveira, Yago Eloy, Aline Lourenço, Regina Esteves e Andressa Ferreira. 

Além disso, haverá o lançamento do livro “Meus Pedaços, Meus Versos”, primeira obra da escritora Norma Santiago e que fala de momentos e sentimentos vividos por ela. “Ousei publicar para realizar em mim esse desejo antigo, de poder olhar na minha estante o meu livro junto com tantos livros de outros poetas. A ousadia só se concretizou muitos anos depois. Mas está aí. Continuo escrevendo porque meus sentimentos continuam a me chamar para transformá-los em versos”, contou Norma Santiago.

Para completar a programação, tem a Feira Aquilombar, com artesãos de Itaguaí, e será inaugurada a Árvore de Natal Literária, feita de livros doados. Quem passar pelo local, vai poder deixar um livro e pegar outro.

As atividades são abertas ao público e não é necessário inscrição prévia. O Shopping PátioMix fica na Rodovia Rio x Santos, SN, Itaguaí.

Colégio indígena estadual de Angra dos Reis é reinaugurado após grande reforma e terá Ensino Médio Regular em 2025

Professores indígenas da rede atendem alunos em português e em guarani mbyá, língua local

Foi com danças, pinturas, artesanatos e muita tradição, que o povo indígena da aldeia Sapukai, etnia Guarani Mbyá celebrou a reforma completa pela qual o Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda passou. Agora, a unidade, que fica em Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde Fluminense, vai oferecer uma educação ainda melhor para os povos originários e terá, em 2025, com Ensino Médio Regular, uma demanda antiga da comunidade.

Contando com professores indígenas e não indígenas, chamados pelos guaranis como “juruás”, a unidade já atende cerca de 140 alunos do Ensino Fundamental e do Magistério Indígena, em aulas que acontecem em português e em guarani mbyá, língua local. A reforma da estrutura inclui um campo para atividades esportivas, salas de aula, refeitório e novos pavilhões.

A reinauguração contou com a presença da secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto e de seu corpo técnico, que visitou a unidade nesta quinta-feira (28/11), onde conversou com lideranças e com a população local, além de ver os esforços empreendidos pela Secretaria de Estado de Educação – Seeduc para tirar o projeto do papel.

— Quando cheguei à secretaria, em março de 2023, fiz uma reunião e prometi melhorias. Eu fui questionada se de fato faria tudo isso porque eles já vinham sofrendo há muito tempo. Desde aquele dia, trabalhamos para isso acontecer. O governador Cláudio Castro determinou e foi cumprido. Entregamos hoje uma escola totalmente reformada, ampliada e revitalizada, nós conseguimos atender todos os anseios. Agora, com a chegada do Ensino Médio Regular, vamos garantir mais educação junto à cultura deste povo, na mesma localidade onde eles residem. Além disso, determinei que os alunos da primeira turma de professores formados pelo Magistério Indígena sejam priorizados na contratação para dar aulas nesta escola. Esta é a forma mais fiel de manter a cultura e a tradição indígena — declarou a gestora.

Um dos primeiros a construir o antigo colégio comunitário, há cerca de 37 anos, a liderança indígena da aldeia, Lucas Benite, representando o cacique Algemiro, que estava em outro compromisso, lembrou as dificuldades para levar um pouco de educação para Sapukai e como as coisas melhoraram quando o espaço passou a ser administrado pelo Governo do Estado e avanços foram iniciados. Falando primeiro em língua guarani, Lucas repetiu sua fala em português para os demais.

— Nós fizemos tudo sem ter um engenheiro ou profissional, carregamos tijolos, areia e cimento pra cá, tudo pensando em fazer uma escola, mas na época, nem eu entendia o valor e o que era a educação diferenciada, hoje eu vejo o resultado daquele tempo. Aqui, a gente conversa em nossa língua, mas queremos que os nossos filhos e os nossos netos estudem e alcancem seus objetivos também. Nossas crianças e adolescentes têm os mesmos direitos que as da cidade. Eles precisam sonhar e precisam realizar. Por isso, estamos muito felizes com a escola. Aqui é povo Guarani! — afirmou.

Para a subsecretária de Gestão do Ensino, Joilza Rangel, professora que é descendente de indígenas e que visitou o colégio em 2021 para ver as necessidade de melhorias, este momento representa um avanço significativo na valorização dos povos originários e da educação pública.

— Quem, como eu, veio aqui e encontrou um lugar só com uma casinha onde o atendimento era precário e que ter uma escola era um sonho, fica emocionado. Essa é uma das mais significativas entregas do Governo do Estado, por estarmos entregando dignidade para os indígenas. Eu preciso registrar que as pessoas que ajudaram a vencer as lutas dessa aldeia sabem que a professora Roberta Barreto e os que fazem a Educação estadual, hoje, tiveram muita sensibilidade. Nós vimos a emoção deles, essa é uma grande conquista para todos. Estou muito feliz! — disse a subsecretária.

Pedro da Silva Aquiles, um dos netos do antigo cacique da aldeia de Sapukai, senhor João da Silva, que foi uma pessoa muito respeitada e querida por todos, merecendo sua foto estampada na fachada da unidade, destacou.

— Estamos muito agradecidos com a escola, com os esportes, com a direção e com os professores de fora da aldeia. Agora temos um colégio, que é importante pra nossa família. Esperamos mais de 25 anos pra ter essa escola pros nossos filhos estudarem por aqui mesmo — declarou.

Ildo Karai Mirim, outro neto do antigo cacique João da Silva, lembrou a importância de aprender dois idiomas.

— É uma escola bilíngue, então temos aulas em guarani até o 5º ano e depois em português com os professores juruás (não indígenas). Isso é importante para equilibrar, preservar nossa língua e levar os dois conhecimentos para os alunos. Agora, eu vejo que vai melhorar bastante — afirmou.

Para o diretor da unidade, professor Domingos Junior, a conquista é um marco na história de Sapukai.

— A comunidade já sofreu muito e hoje estamos virando essa página ao atender demandas de anos atrás, além do Ensino Médio Regular que vinha sendo pedido desde 2018, quando a primeira turma do Ensino Fundamental foi formada. Eles querem estudar aqui porque essa é uma escola bilíngue, diferenciada e intercultural, a escola é deles — disse o diretor.

Além da reforma e das novidades pedagógicas, a unidade recebeu diversos equipamentos para prática esportiva, incluindo tatames e kimonos para a prática de jiu-jitsu, um incentivo ao projeto que acontece na escola em parceria com o 33º Batalhão de Polícia Militar (Angra dos Reis).

A revitalização do Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda reforça o compromisso do Governo do Estado e da Secretária de Estado de Educação com a preservação da cultura indígena e com a oferta de uma educação de qualidade. Desta forma, a Seeduc busca promover a igualdade e o respeito, dando aos jovens de todo o estado as ferramentas necessárias para que possam construir seu futuro e contribuir para uma sociedade mais justa e mais diversa.

Fotos: Ellan Lustosa / Seeduc-RJ