Parada LGBTI+ de Madureira acontecerá em dezembro
Após o sucesso da retomada do evento, Rogéria Meneghel e Milton Cunha anunciam novidades para a 21ª edição da festa idealizada por Loren do Buá
As ruas de Madureira serão, mais uma vez, palco para que a Parada LGBTI+ mais charmosa da cidade, seja realizada, reunindo milhares de pessoas que, além de militar, entendem a importância do movimento como marca cultural carioca. Com dia e hora já confirmados, a 21ª edição do evento acontecerá no dia 01 de dezembro.
Realizada há mais duas décadas, a Parada LGBTI+ transformou as ruas do bairro em um movimento em prol do respeito à diversidade e pelos direitos do segmento. Organizada pelo grupo MGTT, o evento, desde o ano passado, conta com a direção artística de Milton Cunha, carnavalesco e comentarista de carnaval pela TV Globo, engajado na defesa e promoção da cultura brasileira e que também é vice-presidente da instituição.
Com shows, performances, presença de ativistas e vips, a Parada reúne um público diversificado e, tal qual os ensaios realizados por Império Serrano e Portela, movimenta a economia local, além de pavimentar a cultura e a inclusão.
Especialista em mobilizar a massa e dar visibilidade a movimentos que envolvam a diversidade, Milton adianta que este será um evento pautado na inclusão.
“Em 2023, tivemos a retomada da Parada LGBTI+ e isto foi importante para que a comunidade pudesse voltar o olhar para questões importantes como a luta contra a homofobia e a conquista da manutenção dos direitos adquiridos como o casamento homoafetivo. Para 2024, a luta continua, cercada de cores, alegria e a mensagem clara de que é necessário entender a importância cultural, econômica deste segmento para o país”, comenta.
Terra do funk, do samba, do charme, das religiões de matriz africana, do comércio popular e da diversidade, Madureira sediará o evento que terá concentração a partir das 09h. Às 13h, o desfile toma as ruas do bairro com uma programação que inclui shows do Império Serrano e da Portela.
Rei e rainha da Parada serão anunciados em breve.
Representando a comunidade LGBTI+, o rei e a rainha da Parada já estão escolhidos e, em breve, serão anunciados ao grande público, conforme adianta Rogéria Meneghel, presidente do Grupo MGTT.
“No ano passado tivemos o Diego Martins e o Amauri Lorenzo, uma dupla que representou muito bem o espírito do evento. Este ano não será diferente e temos certeza de que, tanto o rei quanto a rainha, serão um sucesso, junto com convidados muito especiais que estamos preparando para o nosso público”, diz ela.
Fotos:
Parada: Ricardo Almeida / demais: Divulgação
Serviço:
Parada LGBTI+ de Madureira
Data: 01 de Dezembro
Horário: concentração a partir das 09h
Classificação: livre