Coletivo Aquilombar apresenta documentário em homenagem às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas
O cine-itinerante levará produções audiovisuais a diferentes bairros de forma gratuita
As produções audiovisuais de Itaguaí têm ganhado destaque, especialmente com iniciativas independentes de coletivos e artistas locais. O Aquilombar Itaguaí, ativo desde 2021, é focado na valorização da cultura negra na Baixada Fluminense e Costa Verde, e apresenta seu primeiro documentário ficcional, “Por um Fio”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Juntamente com instituições como o Instituto Jair de Ogum –Ilê da Oxum Apara, o coletivo promove atividades que celebram as trajetórias dessas mulheres. O cine-itinerante levará produções audiovisuais a diferentes bairros de forma gratuita, com a primeira exibição exclusiva para mulheres no CEAM, seguida por uma sessão no Ilê da Oxum Apara. Haverá rodas de conversa sobre autoestima, desigualdade racial e violência de gênero.
“Por um Fio” aborda as experiências e desafios das mulheres negras em relação aos cabelos e identidade. Outros documentários em destaque incluem “Movimento Mulheres do Lambe-Lambe”, que denuncia violências de gênero em Itaguaí, e “Crazy Masters – 15 anos”, que celebra a cultura hip hop através do coletivo Crazy Masters.
Acompanhe a programação:
02/08 19h – Casa de Cultura:
Exibição Por um Fio
Exibição Movimento de
Mulheres do Lambe-Lambe
08/08 14h – Pracinha da Cultura
Exibição Por um Fio
Exibição Movimento de
Mulheres do Lambe-Lambe
Exibição Documentário
Crazy Masters
08/08 19h – Espaço ÉduCação
Exibição Por um Fio
Exibição Movimento de
Mulheres do Lambe-Lambe
Exibição Documentário
Crazy Masters
Acompanhe as atualizações de exibição pelas redes sociais online do Aquilombar Itaguaí,
http://@aquilombaritaguai