Alegria de Copacabana anuncia novos coordenadores da ala de baianas para o Carnaval 2026
A Alegria de Copacabana confirmou os nomes de Jair Barbosa e Cremilda Maria, mais conhecida como Santinha, como os novos coordenadores da ala de baianas da agremiação para o Carnaval de 2026. Com vasta experiência no mundo do samba, a dupla chega para reforçar o time que prepara o desfile da vermelho e branco rumo ao próximo desfile.
Aos 69 anos, Jair Barbosa é aposentado e possui uma trajetória marcante no Carnaval carioca. Iniciou sua jornada como desfilante na Unidos de Vila Isabel, escola tradicional do bairro de Noel Rosa. Após um período afastado, retornou aos desfiles pela São Clemente e, desde então, participou de diversas agremiações do cenário da Intendente Magalhães.
Já Santinha, também com 69 anos, começou sua história no samba na Lins Imperial, onde passou pelas alas comuns até chegar à ala das baianas. Com o tempo, desfilou em grandes escolas como Estação Primeira de Mangueira, Acadêmicos do Grande Rio, Estácio de Sá, Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro. Seu primeiro trabalho como coordenadora da ala de baianas também foi na Lins Imperial, onde ficou à frente do segmento por dois anos. Atualmente, segue desfilando como baiana na Imperatriz, Arranco, União da Ilha do Governador e Mocidade Independente de Padre Miguel.
Em 2026, a Alegria de Copacabana será a décima escola a desfilar no dia 20 de fevereiro, pela Série Bronze da Superliga Carnavalesca. A agremiação levará para a avenida o enredo “Tranca Rua”, assinado pelos carnavalescos Thiago Braga e Paulo Jorge.