Beneficiários também puderam se inscrever para receber o kit digital de TV

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira (20/10) um novo mutirão na Praça Vicente Cicarino, no Centro. O objetivo era o cadastramento dos idosos inscritos no programa Benefício de Prestação Continuada (BPC), já que o governo federal determinou que esses beneficiários integrem o Cadastro Único (CadÚnico).

Integrantes do Seja Digital, em parceria com a Prefeitura de Itaguaí, aproveitaram a atividade para que os beneficiários de programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros, fizessem o agendamento para receber um kit composto do conversor de sinal e antena digital, já que no dia 25 a TV deixará de ter o sinal analógico e passará a contar com o sistema digital. As pessoas também puderam verificar a pressão arterial e cortar o cabelo.

A diretora de gestão SUAS, da Secretaria de Assistência Social, Micheli Sobral, explicou que os mutirões têm como objetivo facilitar o cadastramento dos idosos. “É uma oportunidade que a pessoa tem para fazer o CadÚnico e continuar recebendo o benefício. As pessoas que recebem o BPC têm até o dia 31 de dezembro deste ano para se cadastrarem, pois correm o risco de terem o benefício cancelado”, alertou a diretora.

Segundo Micheli Sobral, a Secretaria de Assistência Social estuda a possibilidade de realizar um novo mutirão, em novembro. “Ainda está sendo estudada esta questão, mas é possível que seja realizado em novembro. Aquelas pessoas que não aproveitaram os mutirões devem procurar uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta-feira, e fazer o cadastramento”, orientou.

A aposentada Benedita Pinho da Silva, de 71 anos, moradora do bairro Engenho, atualizou seus dados cadastrais. “Fazer o cadastramento foi muito fácil e não demorou nada. Recebi uma carta avisando sobre a necessidade de me cadastrar. Esse dinheiro do BPC ajuda na renda da minha casa”, contou.

Documentos necessários

Os beneficiários do BPC têm até o dia 31 de dezembro para atender a determinação do governo federal e fazer o cadastramento no CadÚnico, evitando assim a suspensão do benefício. Para isso, basta procurar uma das unidades do CRAS, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h, com os seguintes documentos: Responsável Familiar: CPF ou título de eleitor. Demais membros da família: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de casamento ou nascimento ou carteira de trabalho e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone).

Onde fazer o cadastramento

CRAS Brisamar- Rua Transversal Quarenta e Quatro, 25. Bairro-Brisamar

CRAS Califórnia- Rua Joaquim Nabuco, 21. Bairro-Califórnia.

CRAS Centro- Rua Tierres Teixeira Leite, 231 – Área 1, Quadra 69. Bairro – Engenho.

CRAS Chaperó-Estrada de Chaperó, 21. Agrovila.

CRAS Engenho- Estrada Ari Parreira, 1560. Bairro- Engenho.

CRAS Mazomba- Estrada do Mazomba, 3623. Bairro – Mazomb

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide