Embora estejamos em pleno século XXI, o tema ainda levanta polêmica em uma sociedade que apresenta extremos de modernidade e tradicionalismo. Falando sobre o assunto, um dos tatuadores mais conhecidos da região, Renato Abelha, em entrevista, tira dúvidas e comenta sobre curiosidades ao longo dos seus 15 anos de profissão.

Símbolo de modernidade e liberdade, uma forma de homenagear ou lembrar algo, ou apenas eternizar um desenho bonito, a tatuagem ainda é assunto que gera polêmica e divergência de opiniões.

Renato Abelha, que recentemente expos seus trabalhos em estande no evento voltado para o público, em Itaguaí – o I Itaguaí Tatoo Fest, organizado pelo “Mamute”, que rolou recentemente no Cochicho Festas, recebeu a equipe Click na Galera para falar um pouco sobre o tema.

21558996_1441973429256453_878282947599870474_n

Sobre preconceito

(Abelha tem o corpo bastante tatuado e usa alargador, além de um visual bem típico)

“Eu já sofri preconceito algumas vezes. Uma delas aconteceu em um restaurante, que houve uma situação na hora em que cheguei, percebi que me olhavam de forma estranha e algumas famílias retiraram-se do local. Ainda há preconceito dias atuais, em alguns setores profissionais ou até concursos públicos.”

Decisão de fazer uma tatuagem

“Aqueles que decidem se tatuar, devem procurar profissionais que atendam os seus desejos sobre o desenho. Arte não é uma coisa pra ser leiloada, até porque o desenho vai acompanhar a pessoa pra sempre, então, avaliar o local, o profissional, os produtos utilizados e escolher bem é essencial. Aqui, por exemplo, cada novo cliente precisa responder uma série de questionamentos antes de começarmos o trabalho, para que não ocorram problemas posteriores.”

Cuidados com a tatuagem

“Assim que feita, precisa de pomadas cicatrizantes e uma dieta livre de alimentos que possam inflamar a pele, além de higienização. O tempo de cicatrização pode variar dentro do período de 15 dias, dependendo do organismo da pessoa. Uso PROTETOR SOLAR SEMPRE! Por mais que não esteja exposto ao sol, o mormaço também age no desgaste da tatuagem. Periodicamente ela deve ser retocada, com variação de tempo que tem como fator relevante os cuidados e o material utilizado na confecção.”

Tatuagem dói?

“Algo muito suportável, como um arranhão – e não chega a ser uma dor, se assemelha mais à sensação de ardência, mas só na hora da ação. Claro que o corpo humano tem pontos muito mais sensíveis que outros, então, tatuagem nos pés, por exemplo, vai apresentar uma sensação bem maior do que em locais menos delicados. No geral, é bem tranquilo.”

Quem quiser saber um pouco mais sobre o assunto, vamos postando mais matérias ao longo do período. Se quiser conhecer o Abelha Tatoo Estúdio, pode se dirigir até o calçadão de Itaguaí – a loja fica em cima da Calvin, no meio do calçadão – em frente ao Varejão das Fábricas.

Matéria: Rose Gorito

Foto de capa: Renato Abelha e o filho também tatuador Mateus (Bee Júnior)

 

 

rfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-sliderfwbs-slide